Por que usar sistemas de armazenagem na sua logística?

por | 25 jan, 2022 | 0 Comentários

Os sistemas de armazenagem fazem parte do cotidiano do setor logístico e são imprescindíveis para a organização e eficiência dos estoques, garantindo que a indústria se beneficie bastante com a otimização da produção e da distribuição dos produtos.

Apesar disso, é possível encontrar gestores logísticos que não compreendem com clareza todo o potencial dessa estratégia de armazenamento e acabam enfrentando dificuldades em seu dia a dia.

Como essa pode ser considerada uma falha importante, preparamos este post para que você entenda a relevância desses sistemas na indústria. Continue com a leitura e se informe melhor!

Quais os principais sistemas de armazenagem existentes no mercado?

Conhecer os sistemas de armazenagem é a primeira providência de um gerente de logística. Isso porque, conforme dissemos, essas estruturas têm o potencial de reduzir o custo de armazenagem, elevar a qualidade do trabalho no setor e trazer grandes benefícios à empresa.

Para simplificar essa tarefa, reunimos os principais tipos de sistemas e fizemos um breve resumo sobre eles. Acompanhe!

Sistema de estanteria

As estanterias, também conhecidas como “pallets-rack”, são famosas por aproveitar a altura dos armazéns. Esses sistemas verticalizam o armazém por meio de estruturas de metal, e pode ser aplicado em diversas configurações para atender o modelo ideal de gestão do estoque.

Dentre os modelos de estantes presentes no mercado, podemos citar os sistemas Drive-in/thru, Dinâmico, Push-back e Porta-Pallets, o mais comum e utilizado.

Sistema de picking manual

Bastante utilizados em Centros de Distribuição e áreas de expedição, em muitos segmentos, os sistemas de picking manual auxiliam nas operações de separação de pedidos. Sua estrutura é ideal para armazenar caixas e produtos de dimensões pequenas e leves.

Dentre os principais modelos estão o Mini Porta Pallet, Flow Rack e Piso Intermediário.

Sistema mezanino

O mezanino também permite a verticalização do estoque. Na prática, ele pode ser definido como uma elevação — uma espécie de “segundo andar” — que permite a armazenagem de itens sobre ou abaixo dele.

Por que investir em um sistema de armazenagem?

A logística é considerada um setor crítico na indústria. Atualmente, exerce um papel estratégico e pode ser um dos principais responsáveis pelo sucesso (ou não) de uma empresa.

A cobrança por bons resultados é uma constante na vida de quem atua na área e isso exige, desses profissionais, decisões inteligentes e bem planejadas. Nesse contexto, o investimento em um sistema de armazenagem é uma opção que surge, sempre. Mas você conhece as vantagens que isso pode trazer ao negócio? Confira!

Aumento da segurança no estoque

Para manter o setor de logística eficiente, é necessário pensar em segurança e isso inclui a integridade física dos funcionários e das próprias mercadorias.

Com a implementação de um sistema de armazenagem, o ambiente se torna muito mais organizado e, consequentemente, o índice de acidentes e avarias nos itens é consideravelmente reduzido.

Melhor aproveitamento do espaço

A otimização do espaço disponível nas áreas destinadas à armazenagem é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios de se realizar esse investimento. Quanto maior o aproveitamento do estoque, melhores serão os resultados da indústria.

Na prática, a produção pode ser ampliada e intensificada, principalmente em razão da sazonalidade. Em outras palavras, com mais espaço disponível, a indústria pode produzir mais, conforme a sua necessidade.

Redução de perdas

As perdas são um enorme problema para a indústria, pois afeta a sua lucratividade e, em alguns casos, desencadeia o aumento do valor final do produto. No entanto, com o sistema de armazenagem adequado, esse tipo de situação é controlado.

Em geral, essa prática ajuda a manter as mercadorias no nível ideal de armazenamento, assegurando que não sejam danificadas durante o deslocamento ou que sejam afetadas por fatores externos, como a umidade e a contaminação por produtos químicos.

Redução de custos

Não há como falar em sistemas de armazenamento sem citar o quanto isso reduz custos na indústria. Destaca-se que o investimento inicial para implementação das estruturas é compensado pela redução de mão-de-obra, otimização do tempo e redução do desperdício de materiais.

Tudo isso representa uma economia considerável na estocagem que, aliás, é responsável por consumir 17,7% de todo o orçamento destinado à logística.

Agilidade na movimentação dos materiais

É interessante mencionar que a adoção de um dos sistemas apresentados confere mais agilidade à movimentação dos materiais em estoque.

Com o uso de empilhadeiras, por exemplo, a carga pode ser retirada e recolocada em outro local com rapidez e segurança. O layout do centro de distribuição desenvolvido para esses sistemas é bem estratégico e permite a circulação das máquinas e funcionários, com eficiência.

Aperfeiçoa a logística de transporte

Por último, é necessário enfatizar que os investimentos realizados com a adoção de sistemas de armazenagem geram reflexos positivos na logística de transporte.

Em resumo, ao garantir que a logística interna esteja totalmente organizada e eficiente, o processo de separação e expedição se torna mais rápido e longe de erros. A consequência disso é um transporte seguro, rápido e dentro das expectativas do cliente.

No caso de uma indústria, isso é fundamental para se manter um bom relacionamento com as empresas, assegurando uma reposição de estoque de acordo com a demanda do consumidor final e em tempo hábil — o que evita rupturas nas gôndolas.

Diante do que foi apresentado, pode-se concluir que os sistemas de armazenagem são grandes aliados dos gerentes logísticos. Em um contexto de competitividade e busca por eficiência, segurança e redução de custos logísticos, essa é uma excelente estratégia e deve ser aproveitada por indústrias de todos os portes e segmentos. Afinal, são essas decisões inteligentes que colocam o negócio em uma posição de destaque no mercado.

Precisa de ajuda para planejar e implementar um sistema de armazenagem? Entre em contato com a Longa Industrial! Atuando há mais de 50 anos nesse segmento, somos especialistas em soluções logísticas e estamos prontos para atendê-lo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This

Contato Via WhatsApp

Todas as Regiões / Interior (15) 99860-6669