- Logística
- | 19/02/2024
Conheça os principais desafios e soluções da logística no agronegócio
O agronegócio representa grande parte do PIB brasileiro, contudo, há desafios a serem encarados pela logística no agronegócio. Um dos maiores desafios é o transporte e armazenamento de produtos, já que estamos falando de produtos perecíveis.
Continue a leitura para entender como a logística atua no agro e quais são os principais desafios e as soluções no setor.
Como é a logística no agronegócio
A logística no agronegócio envolve desde o planejamento sobre como os recursos chegaram no campo para o início da produção até a entrega dessas mercadorias para o cliente final. Tudo começa no campo, passa pelas rodovias e vai para a mesa dos brasileiros. Por trás disso está todo um trabalho para que todas as etapas sejam as mais assertivas possíveis.
Ela é constituída por 3 etapas importantes, veja quais são:
Suprimentos
Esta primeira etapa é baseada no planejamento de todos os recursos necessários para a produção do agronegócio. Dentre eles temos as sementes, fertilizantes, máquinas, etc.
Estes suprimentos devem seguir as normas técnicas, garantindo que a produção saia como esperado. Portanto, eles devem ser armazenados e transportados de forma adequada. Na logística do agronegócio também envolve a negociação de preços e planejamento de estoque.
Produção
A segunda etapa consiste na distribuição, separação e movimentação dos materiais para que a produção seja realizada da melhor forma. A logística deve estudar qual o melhor processo para evitar gastos a mais, ter a menor perda possível, etc. e com a melhor tecnologia possível.
Distribuição
Na última etapa, a logística vai planejar quais são as melhores rotas, melhor transporte e qual o melhor armazenamento destes produtos. Também incluem o cumprimento de prazos e exigências das leis.
Desafios e soluções da logística no agronegócio
Agora que você entendeu quais são as etapas da logística no agronegócio, entenda quais são os desafios e as melhores soluções.
Altos custos
Os impostos, armazenamento, transporte e mão-de-obra estão entre os gastos elevados no agronegócio. A melhor solução para este desafio é entender todas as etapas, que vão desde o plantio até a distribuição. Desse modo, é possível planejar quais são as melhores opções que evitam gastos extras.
Desperdício de produtos
O desperdício de mercadorias está entre as maiores preocupações dos empresários deste setor. Isso é o resultado de uma má armazenagem e transporte dos produtos, além das longas distâncias.
Além de estar ligado nas leis que exigem um bom transporte, a logística deve entender sobre os produtos produzidos. Desse modo, é possível evitar perdas por conta de um mau armazenamento, além de contar com uma empresa de transporte de confiança.
Rodovias precárias
Cerca de 70% do transporte de cargas é feito pelas rodovias, isso faz com que as mercadorias demorem para chegar ao cliente e corram sérios riscos durante o trajeto. A solução é avaliar o uso de outros tipos de transporte, como o hidroviário e o ferroviário. Claro que sempre avaliando os custos envolvidos.
Para otimizar ainda mais a logística no agronegócio, conte com uma empresa que tem as mais diversas estruturas, sistemas automáticos, variados racks metálicos, dentre outros.
A Longa é uma empresa brasileira fundada em 1964 que possui as soluções ideais e personalizadas para cada cliente. Temos estrutura para paletização, sistemas automáticos, sistemas de picking, diversos tipos de racks metálicos e cantilever.
Fale com um de nossos especialistas e tenha a melhor solução para sua necessidade.