Blog
Inventário de Materiais

Qual a finalidade e como fazer um inventário de materiais?

A falta de um inventário de materiais eficiente pode trazer grandes problemas para sua empresa. Algum item pode faltar para a produção e ela ter que parar completamente, gerando grandes prejuízos para o negócio.

Pensar de forma estratégica em como ele será feito tem impactos no desenvolvimento da instituição. Pensando nisso, a Longa trouxe tudo sobre como ele deve ser feito, bem como, os tipos disponíveis, continue a leitura.

Função do inventário de materiais

O inventário de materiais confere todo o estoque da empresa, ajudando no controle do que precisa ser comprado em determinado período. Assim, é possível evitar que as prateleiras fiquem desabastecidas, evitando também problemas como:

  • Extravios de produtos;
  • Deterioração de mercadorias;
  • Falhas na produção por falta de itens, dessa forma, evitando a insatisfação dos clientes por conta da falha na entrega.

Tipos de inventário de materiais

O tipo de inventário de itens vai depender da movimentação dos produtos de cada negócio. Confira qual deles se enquadra melhor nas necessidades da sua empresa:

  • Geral: faz a identificação de todos os itens da empresa, desde mercadorias, maquinários, equipamentos, insumos, dentre outros. Sendo bastante útil para fins contábeis;
  • Parcial ou dinâmico: realiza a contagem de determinado setor,
  • Anual: como o próprio nome diz, é feito uma vez ao ano;
  • Rotativo: acontece em um determinado período, podendo ser diário, mensal ou quinzenal, por exemplo;
  • Cíclico: esse tipo de inventário de materiais faz o ajuste entre a quantidade de itens e as informações usadas nos lançamentos contábeis. Ele oferece segurança aos dados da empresa.

Passo a passo para um inventário de materiais eficiente

Para ter um inventário eficiente, é preciso seguir alguns passos. É muito importante ter um gestor de confiança que seja assertivo nas tomadas de decisões e tenha atenção em todo o processo do inventário:

Escolha uma data e horário estratégico

A melhor data e horário é em que a loja está sem muita movimentação de clientes como:

  • Finais de semana;
  • Feriados;
  • Madrugada.

Isso facilita, e muito, a contagem dos itens e os colaboradores trabalham mais focados.

Deixe o espaço bem organizado

Um local bagunçado só irá atrapalhar na contagem. Crie categorias, separe os que devem ser descartados e sempre com uma boa visualização para facilitar ainda mais o processo.

Faça uma boa identificação

Independente se você use armários, prateleiras ou caixas, eles devem ser muito bem identificados. Se possível, use etiquetas coloridas para cada tipo de produto. Também indique informações como cor, peso, valores de compra e venda.

Conte item por item

Evite que erros sejam cometidos, faça a contagem e recontagem de todos os produtos de forma manual. Não se esqueça de avaliar as condições de armazenamento.

O registro detalhado e periódico faz toda a diferença nos inventários de materiais, além de reduzir os custos do estoque. Busque associá-los a tecnologia como o uso de software de gestão para manter tudo atualizado.

Para que tudo fique ainda mais organizado, tenha soluções inteligentes de sistemas de armazenagem logística. A Longa Industrial atende aos mais altos padrões de qualidade, sempre pensando de forma personalizada em cada cliente.

Agilize os processos do seu estoque e tenha sempre inventários de materiais assertivos. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Artigos Recentes