Blog
Foto-sistema-de-picking

O que é e como funciona o sistema de picking?

O sistema de picking consiste na separação de pedidos em um armazém. Independente do produto ofertado pela empresa, quanto mais eficiente seu sistema for, melhor serão os processos.

Normalmente, pequenas quantidades são levadas à estação do trabalho, seja por empilhadeiras ou manualmente, e lá o operador junta todos os pacotes para fazer o seu translado.

Entenda mais sobre a importância desse sistema na logística, quais são os tipos disponíveis e como eles funcionam.

Importância de um sistema de picking eficiente

O sistema de picking otimiza a liberação dos itens a serem dispensados, diminuindo o tempo dos processos. Isso ajuda tanto a aumentar o faturamento da empresa quanto a melhorar a experiência do cliente.

Conforme o padrão do armazém, cerca de 30% a 40% do custo da mão de obra é destinado a separação de produtos. Portanto, é preciso avaliar ao certo qual sistema será usado, assim, deve-se considerar alguns pontos como:

  • Quantos operadores trabalham por período;
  • Quantidade de produtos que serão separados.

Como funciona o sistema de picking?

Há 4 modalidades de sistema de picking na logística, cada uma possui sua estratégia. Veja o que cada uma delas traz consigo e qual atende melhor a sua necessidade.

Picking Discreto

Esse é o sistema de picking mais básico, nele, apenas um colaborador começa e finaliza o processo de separação. Com ele, sempre haverá menos chances de erros, porém, o tempo da operação é maior.

Assim, ele é mais indicado para empresas que possuem poucos pedidos e que cada um tenha uma boa quantidade de produtos.

Picking por zona

Neste sistema, os operadores são divididos por áreas, as chamadas zonas. Eles coletam os pedidos nessas áreas, onde cada zona possui determinada categoria do produto. Assim que um pedido chega na área, os funcionários separam os itens e a ordem é fechada.

Portanto, ele é indicado para operações com muitos SKU’s, devido ao tempo reduzido de deslocamento dos colaboradores. Assim, é necessária uma ótima organização nos armazéns.

Picking por lote

No picking por lote, o operador aguarda até que uma certa quantidade de produtos se acumule para dar início a coleta. Assim, ele soma a quantidade de cada produto para fazer a distribuição dos mesmos.

Quando os itens possuem uma baixa diversidade, isso faz com que a produtividade do operador aumente. Por outro lado, isso pode fazer com que a quantidade de erros também aumente.

Picking por onda

Aqui cada operador é responsável pela coleta de um produto por vez. Cada operação é feita por um agendamento e em determinados turnos para atender os prazos combinados com os clientes.

Empresas que possuem um alto número de SKU’s e muitas quantidade de itens por pedido, optar por este sistema acaba sendo a melhor opção, pois ele oferece boa eficiência operacional.

Qual desses sistemas de picking é o ideal para sua empresa? Não perca mais tempo, faça seu orçamento com a ajuda de profissionais capacitados. A Longa Industrial tem anos de experiência com estruturas metálicas com os mais altos padrões de qualidade.

Temos a solução perfeita para sua necessidade, entre em nosso site e saiba mais!

Artigos Recentes