Blog
mezanino

Como melhorar o andamento de um centro de distribuição?

O centro de distribuição é um dos pilares da logística de uma empresa, visto que, é a partir dele que as mercadorias são recebidas, separadas e enviadas para os clientes. Assim, ele deve ser em um local estratégico para que os processos sejam o mais eficiente possível. 

Dessa forma, os métodos devem passar sempre por alinhamentos para que o andamento do CD fique cada vez melhor. A seguir, confira a importância de um centro de distribuição eficiente e dicas de como aperfeiçoar os processos internos. 

Importância das melhorias no centro de distribuição 

A otimização dos processos de um centro de distribuição tem como resultado final clientes mais satisfeitos e, consequentemente, mais lucro para a empresa. Daí a importância dessas melhorias, pois trazem diversos benefícios, como:

  • Redução de erros na cadeia de suprimentos;
  • Maximização de espaço;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição nos custos de armazenagem;
  • Acertos nos indicadores de desempenho estipulados.

Como aprimorar os processos de um centro de distribuição 

Um centro de distribuição com processos bem alinhados traz benefícios não só para os clientes, mas também para os colaboradores. Veja as dicas que separamos para melhorar o andamento do CD e torná-lo mais eficiente. 

Capacitar a equipe 

Colaboradores bem preparados trazem mais qualidade nos processos, além disso, faz com que se tenha maior retenção de bons funcionários. É indicado sempre realizar cursos relacionados à área e disponibilizar bons equipamentos de trabalho, dessa forma, os trabalhadores ficarão mais satisfeitos. 

Investir em tecnologia 

É imprescindível investir em tecnologia para que os processos sejam automatizados. Com o auxílio dos programas é possível diminuir os erros, aumentar a produtividade dos colaboradores e ter maior organização do estoque. 

Veja um dos programas que podem ser incluídos em um centro de distribuição:

Acompanhar os indicadores de desempenho (KPIs)

Os KPIs, ou seja, indicadores-chave de desempenho mensuram a qualidade e a qualidade do serviço prestado. Portanto, é preciso definir quais são os indicadores essenciais no centro de distribuição e quais passos serão necessários para se chegar até eles. 

Com isso, basta acompanhar os resultados e realizar as melhorias necessárias. Alguns dos indicadores que podem ser considerados:

  • Nível médio de estoque;
  • Índice de ocorrências;
  • Cálculo do retorno sobre investimentos. 

Ter um cronograma de inventário 

A contagem dos itens dispostos no estoque conta muito para um bom andamento do centro de distribuição. Mantenha sempre um cronograma e os dados atualizados para evitar erros, o que complementa essa diminuição de erros é investir em um sistema de gestão de estoque. Com ele, o centro terá mais confiança nos registros computados. 

Possuir uma estrutura de armazenagem adequada

Não basta otimizar os processos e se esquecer do essencial, a estrutura de armazenagem do centro de distribuição. Ela é responsável por otimizar o espaço e organizar as mercadorias. 

Cada empresa tem uma necessidade diferente, por isso, é preciso realizar um bom planejamento na hora de montar a sua própria estrutura. Conte com a Longa Industrial, são quase 60 anos de história. 

Se você está buscando um sistema de armazenagem ou outras soluções para logística e transporte inteligente, você encontrou a empresa certa. A Longa Industrial é especialista neste ramo e estamos sempre desenvolvendo as melhores soluções para armazenagem no Brasil.

Para saber mais informações interessantes sobre armazenagem logística acompanhe nosso blog e fique atento às novidades.

Nos vemos no próximo artigo!

Artigos Recentes