Como se manter atualizado em logística?

15 dez, 2017 | Tendências | 0 Comentários

longa industrial - logo

Por Longa Industrial

Desde 1964, desenvolvendo soluções em Sistemas de Armazenagem Logística, para empresas de todos o segmentos.

O profissional da cadeia de suprimentos está cada vez mais requisitado no mercado — especialmente os mais qualificados, com habilidades e conhecimentos úteis para o desenvolvimento das empresas. Você sabe como se manter atualizado em logística?

Essa é uma pergunta relevante, principalmente em virtude do nível de exigência do mercado. Caso o profissional não esteja atento, talvez ele dedique tempo e empregue recursos em capacitações que não são as mais valorizadas — desse modo, ele não terá o retorno esperado do investimento.

Para ajudar você, este artigo mostrará como se manter atualizado em logística a partir de três pontos: posicionamento no mercado, atualização e acompanhamento. Continue a leitura e confira!

Como se posicionar no mercado?

Posicionar-se no mercado significa definir o lugar onde você quer estar na sua área de atuação. Quando determina uma posição, naturalmente você indica para os colegas de trabalho, clientes e fornecedores como eles devem enxergar você.

Em contrapartida, quando não fixa uma posição, você atira para todos os lados e dificulta o processo de atualização. Assim, para posicionar-se de maneira efetiva, é importante seguir algumas dicas:

Conheça bem o seu próprio trabalho

Para firmar uma posição no mercado, é preciso conhecer seus limites e virtudes, pontos fracos e fortes. É a partir desse autoconhecimento que você será capaz de entender se o lugar em que se encontra é realmente onde deseja estar — como consequência, você chegará ao ponto mais importante: saberá até onde pode chegar.

Desenvolva a comunicação

A comunicação sempre foi uma necessidade natural do ser humano. Até mesmo para as mais simples questões do cotidiano, uma boa comunicação é essencial para encontrar a solução.

Assim, aqui também se faz necessário perguntar como está você nesse quesito. Muitas vezes, o profissional possui um conhecimento profundo sobre a sua área, mas a sua ineficiência em se comunicar o impede de vender as suas ideias e de se destacar entre os demais.

Seja humilde para reconhecer suas limitações

É preciso humildade para posicionar-se adequadamente. Por mais que vislumbremos algo maior, é importante reconhecer as limitações e entender a necessidade de novos conhecimentos antes de galgar novas posições.

A falta de planejamento pode resultar em uma queda maior, o que dificultará o reposicionamento e poderá até manchar a sua imagem profissional.

Onde buscar opções de atualização?

Muitos profissionais acham que atuar na área significa estar atualizado. Embora estar presente no mercado seja importante, isso não quer dizer necessariamente que o profissional estará a par do que há de mais moderno na área.

Uma prova disso são as próprias empresas, que muitas vezes perdem espaço ou até morrem porque não fazem as mudanças exigidas pelo mercado de tão focadas que estão em seguir a rotina.

Assim, se apenas estar no mercado não garante essa evolução, onde buscá-la? Veja abaixo algumas alternativas.

Consultorias em logística e supply chain

As consultorias são uma ótima forma de manter-se atualizado com as melhores práticas do mercado. Elas contam com profissionais com ótima formação técnica e experiência de mercado.

Outra vantagem é que os colaboradores executam projetos em diversos tipos de empresas e lidam com os mais variados desafios. Logo, a capacidade para identificar oportunidades é maior, bem como o êxito das ações indicadas.

A ILOS é referência nesse sentido. Além da consultoria, a empresa também oferece cursos e trabalha de forma integrada com seus clientes e parceiros. Ela extrai a expertise teórica e prática e disponibiliza todo o seu know-how para atualizar os alunos com o melhor que o mercado pode oferecer.

Palestras e seminários do setor

Outra opção de atualização é comparecer a palestras do setor. Logicamente, essa opção deve ser agregada aos cursos, pois não é algo tão detalhado quanto um trabalho  voltado exclusivamente para capacitação.

Ainda assim, comparecer às palestras do setor é importante, pois dará a você a chance de ouvir especialistas falando sobre suas experiências, dificuldades e vitórias. É uma ótima oportunidade para extrair conhecimento e manter a motivação em alta.

Uma alternativa igualmente interessante é participar de congressos online. Esses eventos, que geralmente são gratuitos, contam com a presença de grandes nomes, alguns com mais experiência de mercado e outros com mais vivência acadêmica. Dessa forma, é possível unir a teoria e a prática e ter acesso a estudos e cases.

Especialização ou MBA

O MBA é uma ótima forma de conhecer novas tecnologias, métodos e ferramentas. Além de oferecer conteúdo constantemente atualizado, esse tipo de pós-graduação é focado no mercado e propicia a interação com pessoas de diversas empresas diferentes.

Muitos também cobram um projeto prático ao final do curso, o que garante o retorno do investimento para a empresa e que o colaborador tenha a sua devida valorização.

Como acompanhar a evolução do setor?

Depois de tudo isso, o passo seguinte é acompanhar a constante evolução do setor. Existem três ótimas maneiras para ser efetivo neste quesito:

Visite feiras e eventos da área

Para destacar-se é preciso sair da zona de conforto. As grandes feiras, como a Movimat, são eventos perfeitos para analisar de perto as maiores novidades do segmento e as tendências da área.

Encontros do setor logístico acontecem em quantidade em várias partes do Brasil, durante todo o ano. Basta realizar uma triagem, escolher aqueles que mais se encaixam na sua realidade e preparar o bloco de anotações.

Acompanhe sites e redes sociais de órgãos e empresas importantes

A internet e as redes sociais são ótimas ferramentas para acompanhar as novidades do setor. Faça uma lista de empresas que são referências e acompanhe seus blogs, canais de vídeo e redes sociais.

Muitas novidades surgem dentro das grandes organizações. Acompanhá-las é uma oportunidade para estar sempre atualizado e também para entender como está se comportando a concorrência.

Faça networking

Comparecer em palestras e visitar feiras e eventos do setor são oportunidades de absorver conhecimento e também são ótimos lugares para realizar ou aumentar o networking.

Essa estratégia pode ser útil para uma introdução no mercado de trabalho, melhor colocação, indicação e até mesmo acompanhamento da evolução no setor. Sim, um contato da sua lista pode ser o responsável por apresentar uma novidade ou dar dicas importantes sobre alguma tendência.

Com esses apontamentos você já sabe como se manter atualizado em logística. Faça uma autoanálise, identifique quais fatores necessitam de maior atenção e atue rapidamente para garantir que você está com os conhecimentos em dia e contribuindo para a adoção das melhores práticas em sua empresa.

Gostou do artigo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e espalhar o conhecimento?

Conteúdos Relacionados

O que muda com a Logística 4.0 e como se preparar?

O que muda com a Logística 4.0 e como se preparar?

Em meio às teorias gerenciais em vigor, sempre existem novos métodos para conduzir uma empresa. A tecnologia atual avança de maneira significativa e a cada ano novas tendências são lançadas no mercado. Elas prometem tornar os processos mais ágeis, eficientes...

Logística de nicho: saiba quais são os desafios enfrentados

Logística de nicho: saiba quais são os desafios enfrentados

O mercado da logística é extenso e, cada vez mais, as empresas precisam se especializar e buscar soluções direcionadas às suas necessidades. Caso contrário, a tendência é perder espaço para a concorrência, ter operações mais custosas e menos eficientes e, por fim, não...

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This