O que fazer para automatizar as operações de logística de uma empresa?

1 set, 2020 | Tendências | 0 Comentários

longa industrial - logo

Por Longa Industrial

Desde 1964, desenvolvendo soluções em Sistemas de Armazenagem Logística, para empresas de todos o segmentos.

Quando se fala de automação das operações de logística, muitos empresários se mostram descrentes, e os gestores, preocupados, pois toda modernização necessita de um investimento financeiro, e a conta do custo-benefício sempre causa receios.

Porém, ignorar a tecnologia, no atual nível de competitividade e cobrança do mercado, é deixar a empresa em desvantagem frente aos concorrentes e praticamente decretar o seu fim. Assim, com a automatização sendo vital nos processos logísticos, é preciso conhecer os caminhos para aplicar as mudanças com sucesso.

Mas quais são as tendências e sistemas que você deve considerar na hora de automatizar os processos da sua empresa? Como fazer isso na prática? Qual o papel dos profissionais no processo? Continue lendo e confira.

Quais as tendências da área de logística que favorecem a tecnologia?

Na logística, existem três conceitos que começaram a ser aplicados recentemente e se expandirão pelos próximos anos. São eles:

Centros de distribuição pulverizados

A ideia dos centros de distribuição pulverizados é diminuir os grandes CDs. Com o aumento da demanda, a maior exigência no tempo de entrega e a necessidade de redução de custos, os processos logísticos atuais pedem por menores alojamentos de armazenagem.

Em vez de grandes espaços concentrados em pontos únicos, a iniciativa indica centros de distribuição menores espalhados por vários lugares do país. O objetivo é que as empresas se ajustem à nova realidade de vendas pela internet (e-commerce). Além disso, em espaços menores, torna-se mais fácil o gerenciamento de custos e a implementação de novas tecnologias.

Retrofit

Em países com economia retraída, em razão de crises econômicas, como é o caso do Brasil, as empresas precisam otimizar processos para diminuir custos. Assim, o Retrofit  é a ação de promover a modernização sem a necessidade da paralisação das atividades.

Basicamente, o conceito se define em aplicar pequenas revitalizações para reduzir gastos ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do setor logístico da empresa.

Tecnologia na palma da mão

Além da automatização de processos, a alta tecnologia é uma forte tendência no setor logístico para os próximos anos. Um exemplo claro são os dispositivos picking by light e put to light, ferramentas que mudam completamente a forma de trabalho de conferentes, supervisores e gestores.

Na prática, é a troca dos tradicionais papéis e canetas utilizados em anotações e conferências por interfaces visuais que diminuem o esforço manual e trazem maior precisão para as atividades.

Como automatizar para otimizar processos?

É fato que a logística se trata de um conjunto de etapas que são indispensáveis para as empresas, pois agrega atividades centrais para o crescimento do negócio, como armazenagem, transporte e distribuição, e representa um dos maiores custos para as companhias.

Em virtude da alta representatividade financeira, reduzir custos dessas funções essenciais sem perder a qualidade dos serviços é um tema recorrente.

Dessa forma, para se adaptar à nova realidade de maior exigência, mas sem desperdícios de dinheiro, a automatização dos processos mostra-se o caminho mais eficiente. Essa modernização pode acontecer por meio da implementação de sistemas de gestão em cinco estágios da cadeia logística. Vejamos cada um deles:

1° estágio: otimizar processos

Os softwares em questão serão responsáveis por otimizar, impulsionar a produtividade e diminuir os custos nas atividades centrais da logística — movimentação, armazenagem e transporte.

A partir desse sistema de gestão, será possível diminuir os erros manuais e a realização de retrabalhos, aumentando a efetividade e reduzindo os gastos consequentemente.

2° estágio: organizar a distribuição

Esses sistemas de gestão serão importantes para organizar a distribuição física (depósitos avançados, filiais e estoques).

3° estágio: integrar vários setores

Esse software é o que terá um dos trabalhos mais efetivos, pois a sua implementação será no intuito de otimizar o trabalho de integração dos variados setores do negócio, como, por exemplo: departamento financeiro, marketing, comercial, produção etc.

4° estágio: gerenciar toda a cadeia

Basicamente, esse sistema de gestão é aplicado para gerenciar toda cadeia de suprimentos (supply chain).

5° estágio: visão de mercado

Um gestor de logística não pode mais se limitar ao seu espaço de trabalho. É necessário ter uma visão ampliada de mercado. É exatamente nisso que consiste o 5° estágio.

Um sistema de automatização dos processos dessa etapa será essencial para otimizar todo conjunto de atividades que abrange a visão ampliada, tais como: integração de empresas, melhores serviços com menores preços e personalização de atendimento ao cliente.

Se está em dúvida por onde começar a automatização do setor logístico da sua empresa, aposte em sistemas para melhorar a performance de algum desses cinco estágios.

Como preparar os profissionais para novas tecnologias e automatização?

Por mais que a tecnologia seja fundamental, ela só funcionará se houver pessoas certas para executar, monitorar e, quando preciso, fazer ajustes.

Para isso, é importante a preparação de todos colaboradores para manusear corretamente as novas tecnologias e extrair o melhor da modernização.

Para ajudar na preparação e na adequação dos profissionais, é interessante seguir algumas dicas práticas:

Implemente uma cultura de modernização

A modernização é um benefício que deve ser trabalhado passo a passo no mundo dos negócios. Se uma empresa nunca teve a inovação como um dos seus pontos fortes, uma mudança brusca pode não trazer os resultados esperados. Trabalhe diariamente o incentivo, a capacitação e a cultura de modernização.

Apresente os benefícios e não a ferramenta

A automatização veio para ser uma aliada e não concorrente. É preciso que os colaboradores entendam e tenham essa visão. Para isso, em vez de simplesmente apresentar a nova tecnologia, apresente os benefícios que todos terão ao adotarem as ferramentas.

Promova treinamentos eficazes

É o momento de capacitar os profissionais na prática, para que eles extraiam os benefícios dos processos automatizados. Uma dica é solicitar o treinamento da empresa da qual está se contratando a tecnologia e procurar, no mercado, algum curso pronto (desde de que tenha uma boa avaliação e um bom conteúdo).

A automação das operações de logística é essencial para que uma empresa se desenvolva. Já não é possível manter competitividade apenas com processos manuais e obsoletos. Assim, analise os passos apresentados no artigo e certifique-se de que a sua empresa está seguindo-os. Dessa forma, poderá usufruir das novas tecnologias, reduzir custos e alavancar os resultados.

Gostou do artigo? Quer acompanhar todas as nossas postagens? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Conteúdos Relacionados

O que muda com a Logística 4.0 e como se preparar?

O que muda com a Logística 4.0 e como se preparar?

Em meio às teorias gerenciais em vigor, sempre existem novos métodos para conduzir uma empresa. A tecnologia atual avança de maneira significativa e a cada ano novas tendências são lançadas no mercado. Elas prometem tornar os processos mais ágeis, eficientes...

Logística de nicho: saiba quais são os desafios enfrentados

Logística de nicho: saiba quais são os desafios enfrentados

O mercado da logística é extenso e, cada vez mais, as empresas precisam se especializar e buscar soluções direcionadas às suas necessidades. Caso contrário, a tendência é perder espaço para a concorrência, ter operações mais custosas e menos eficientes e, por fim, não...

Como se manter atualizado em logística?

Como se manter atualizado em logística?

O profissional da cadeia de suprimentos está cada vez mais requisitado no mercado — especialmente os mais qualificados, com habilidades e conhecimentos úteis para o desenvolvimento das empresas. Você sabe como se manter atualizado em logística? Essa é uma...

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This