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relacionamento com fornecedores logísticos

Saiba como melhorar o relacionamento com fornecedores logísticos

O sucesso de uma empresa depende do bom funcionamento de vários setores e processos. Dentro desse contexto, o relacionamento com fornecedores logísticos desempenha papel fundamental, afinal, eles são responsáveis por manter a produção em atividade.

Conseguir bons resultados quando a empresa não presta atenção nos fatores que estão ao seu redor não é uma tarefa muito fácil. É preciso cultivar bons relacionamentos com todos que estão em contato com a instituição e, que de alguma forma, interferem na produtividade do negócio.

Neste artigo, explicaremos por que é tão importante melhorar a relação com fornecedores logísticos. Além disso, daremos dicas de como fazer isso e mostraremos as consequências de não ter bons relacionamentos. Acompanhe o artigo conosco!

Por que é tão importante melhorar e gerenciar o relacionamento com fornecedores?

O bom relacionamento é primordial em qualquer relação empresarial. Quando falamos do contato entre fornecedores e empresa a importância pode ser ainda maior. É fundamental que a relação esteja afinada, pois ela possibilidade trazer vantagens para a empresa e otimizar a produção.

A relação saudável abre espaço maior para a negociação e aumenta a possibilidade de realizar os melhores negócios. Quanto melhor você se relacionar com seus fornecedores e eles o conhecerem, maior será a probabilidade de conseguir benefícios, como serviços dedicados, preços preferenciais e condições especiais.

Dessa maneira, a sua cadeia de suprimentos torna-se mais eficiente, rentável e produtiva. Além disso, você tem a segurança de que não ficará sem o que precisa, tendo a certeza de que a produção não será atrapalhada ou interrompida por um problema no fornecimento.

O que fazer para melhorar o relacionamento?

Como vimos, o relacionamento é muito importante e pode trazer vantagens para a sua empresa, aumentando a competitividade e melhorando os resultados. Por isso, confira algumas dicas do que fazer para melhorar essa relação!

Crie uma relação de parceria mútua

A relação deve ser vantajosa para os dois lados, por isso, é essencial criar uma parceria mútua. Dessa forma é possível melhorar a qualidade dos serviços e produtos e trabalhar em um sistema de colaboração.

Para criar esse relacionamento, você pode mostrar os benefícios que trará para o fornecedor e ajudar a divulgar o trabalho dele, apresentando o objetivo de crescimento dos dois negócios. Lembre-se de que a parceria só existe quando os dois lados estão sendo beneficiados.

Estabeleça confiança

A confiança também é um fator importante nessa negociação. Você precisa saber que o fornecedor entregará o que foi combinado. Do mesmo modo, ele necessita ter certeza de que conta com a demanda da sua empresa. Quando os dois lados confiam um no outro, as negociações são mais fáceis e vantajosas.

Pague em dia

Ninguém gosta de trabalhar e não receber o que foi combinado no prazo correto. Isso danifica a relação e pode prejudicar a qualidade do serviço. Portanto, busque sempre cumprir os pagamentos em dia, demonstrando que você valoriza o serviço prestado e quer manter sua utilização.

Alinhe os processos

É preciso ter um bom controle sobre os processos para ter mais capacidade de alinhar as ações com os fornecedores. O segredo é adaptar as compras de insumos e produtos aos processos internos e fazer a previsão do estoque, que dará uma ideia melhor de quando cada serviço é necessário. Isso permite que você escolha um fornecedor capaz de se adaptar às demandas do seu negócio.

Foque na boa comunicação

Quando a empresa e seus fornecedores estão falando a mesma língua, as vantagens são imensas. Para tal, é preciso estabelecer um diálogo aberto e transparente, permitindo que o fornecedor também se expresse. A verdade deve ser sempre colocada nas conversas, demonstrando o valor que você dá para esse relacionamento.

Portanto, busque disponibilizar vários canais de comunicação, não ficando refém de apenas um modelo. Defina quais serão os utilizados e esforce-se para usá-los de maneira rápida e objetiva, sendo importante estar presente sempre que for preciso.

Use a tecnologia

A tecnologia pode contribuir em várias áreas da empresa, inclusive no relacionamento com os fornecedores. Ela dá a opção de acompanhar o serviço em tempo real, possibilitando mais controle sobre o que está acontecendo e tempo para se organizar. Além disso, pode agilizar a comunicação entre os dois lados.

Pense no longo prazo

Contratar fornecedores pensando no longo prazo pode ser uma excelente escolha e funciona como uma forma de incentivo para que se aprimorem e criem métodos cada vez mais eficazes para atender às suas demandas. Além disso, quando eles já conhecem a rotina de sua produção, fica mais fácil a adaptação para que tudo funcione corretamente.

Para que não haja acomodação, desenvolva metas de longo prazo e avalie constantemente o seu fornecedor, conferindo a qualidade do serviço e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Quais são consequências de não cultivar bons relacionamentos com fornecedores?

Do mesmo modo que um bom relacionamento traz vantagens, a falta dele pode prejudicar muito a empresa. Quando essa relação não está afinada, você perde o poder de negociação, ficando dependente do que o fornecedor pode e quer oferecer no momento.

Um dos grandes perigos disso é a interrupção da produção. Se os serviços não estão alinhados, é possível que você fique sem o que é necessário em determinados momentos, prejudicando a produtividade e trazendo consequências para todas as etapas do negócio.

A falta de um bom relacionamento também proporciona gastos mais altos com esse serviço, pois não há possibilidade de negociação de preços. Isso diminui a flexibilidade da empresa, que precisa adaptar-se a qualquer fornecedor, buscando sempre o preço mais acessível, sendo que poderia fixar um serviço a longo prazo, por um investimento mais baixo.

Neste artigo, vimos a importância de estabelecer um bom relacionamento com fornecedores logísticos. Essa relação é essencial para trazer segurança e benefícios para o seu negócio, dando espaço para negociações e condições especiais. Dessa maneira, é possível evitar desencontros que impactarão a produtividade e trarão prejuízos para a empresa.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, comente, a seguir, no artigo, contando a sua experiência ou tirando alguma dúvida sobre o assunto!

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