- Logística
- | 25/11/2022
Para que serve a paletização na logística?
A paletização serve para organizar as mercadorias e produtos de uma empresa. Nela, os pallets organizam os materiais de forma compacta um acima do outro, facilitando a entrada e retirada dos mesmos.
Entenda os seus benefícios no artigo, bem como, os tipos disponíveis aqui na Longa Industrial.
Benefícios da paletização
A empresa que investe em paletização, só tem a ganhar agilizando seus processos, dentre as vantagens a seguir:
- Maior acondicionamento de mercadorias: com as cargas empilhadas uma ao lado da outra, fica mais fácil acomodar mais produtos. Assim, aumentando a capacidade de fabricação e tempo de reabastecimento;
- Segurança para os colaboradores: não ter seus produtos espalhados evita que os colaboradores sofram acidentes. Muitos galpões usam empilhadeiras e pode ser extremamente perigoso ter algo no meio do caminho;
- Organização do espaço físico: a paletização deixa o ambiente mais clean, e um local organizado fica mais bonito visualmente;
- Controle dos produtos: uma das grandes vantagens é ter um controle da quantidade de produtos, isso ajuda nos próximos inventários;
- Agilidade na carga e descarga: a forma que as mercadorias ficam dispostas ajuda na carga e descarga. Isso aumenta a produtividade e até deixa os funcionários mais motivados.
Tipos de paletização disponíveis na Longa Industrial
Aqui na Longa você conta com diversas estruturas para a paletização. Afinal, para cada segmento, existe uma necessidade diferente. Conheça quais estão disponíveis:
Drive-In e Drive-Thru
Essa estrutura consiste em estantes que formam corredores internos de armazenamento, se tornando sistemas compactos. As empilhadeiras transitam por dentro das estruturas, inserindo e retirando os pallets.
Indicado para armazenagem de grande densidade de um mesmo SKU, gerando uma melhor organização e máxima utilização do espaço.
Porta Pallet Integrado
Formado pela combinação de gôndolas e estruturas de armazenagem para cargas paletizadas. Pode ser usado para conectar o armazém e centro de distribuição ao ponto de venda no mesmo ambiente.
Porta Pallet
Esse sistema permite o fácil acesso a diversos itens de forma simples e prática. Cada pallet é acessado sem que o outro seja movimentado. Ele também suporta diversas combinações e adaptações de várias dimensões, peso, volume e carga, como bobinas, tambores e contentores.
Push-Back
Baseado no modelo LIFO de gestão de estoque, é formado por um conjunto de estantes de armazenagem por acumulação. Os pallets se deslocam por impulso, através da estrutura, em profundidade e se movem pela ação da gravidade por meio de carrinhos ou roletes. Alcança até cinco níveis de profundidade.
Armazém Autoportante
Não precisa de alvenaria, as suas próprias estruturas sustentam as laterais e as coberturas do armazém. Sendo recomendado para a construção de armazéns refrigerados, para a estocagem de alimentos e medicamentos, por exemplo.
Sistema Dinâmico
Também é baseado no modelo LIFO, em que o primeiro produto armazenado é o primeiro a ser retirado. Formado por estantes de armazenamento com planos inclinados e pista de roletes que movimentam a carga pela ação da gravidade, com o auxílio de controlador de velocidade e separador. Sendo indicado apenas usar os pallets de madeira.
Como dissemos, cada empresa necessita de um sistema de paletização. Conte com a Longa para escolher o ideal para seu negócio, nossos especialistas estão lhe aguardando, entre em nosso site agora mesmo.