Conheça quais são os custos de estoque e como reduzi-los

por | 23 maio, 2022 | 0 Comentários

Os custos de estoque se tratam de cálculos que medem o investimento necessário para se manter um estoque. Esses valores variam conforme o segmento da empresa. Eles vão além dos gastos com mercadorias, eles incluem o gerenciamento, manutenções e algumas perdas que podem surgir.

Quer conhecer a fundo que custos são esses e como reduzi-los? Fique por aqui e siga as dicas que separamos para você empreendedor.

Custos de estoque

Para que o negócio se mantenha da melhor forma possível e com sua margem de lucro dentro do desejado, é preciso conhecer os custos de estoque. Eles funcionam a partir do cálculo de alguns fatores, confira:

Pedido

Este custo está relacionado às compras de mercadorias. São calculados os custos para a reposição de novos suprimentos, envio do produto e produção. Alguns gastos podem ser fixos como os da contabilidade.

Também deve-se somar os valores com a logística como o veículo, mão de obra, frete e pedágio. Eles variam muito, principalmente devido a existência de diferentes fornecedores do mercado e para cada segmento.

Manutenção

Os valores gastos com a manutenção do estoque vão depender da quantidade de mercadoria estocada. Dentre eles, temos os gastos com a armazenagem que incluem os impostos, manutenção do local como ar-condicionado e iluminação, por exemplo.

Também estão os serviços de inventário, recursos humanos, hardwares, TI, controle de estoque e ciclos, assim como as medidas preventivas contra perdas.

Falta de estoque

Se tratam dos custos pela falta de estoque que causou atrasos ou que a empresa deixou de ganhar por não ter mercadorias suficientes para fabricar alguns produtos. Quanto mais se investe na manutenção de pedidos, menores serão as perdas pela falta de estoque.

Depreciação

Eles estão relacionados aos produtos que sofreram danos muito grandes ou irreparáveis durante o armazenamento. Podendo ser pelo vencimento, sobrecarga, extravio, furto, deterioração. Alguns produtos podem ser vendidos a um preço mínimo pela empresa.

Como reduzir os custos de estoque

Os custos de estoque estão relacionados à margem de lucro. Se eles estiverem maiores do que os ganhos com a saída das mercadorias, algo precisa ser feito. Se notar que eles estão elevados, siga as dicas que separamos.

Redução de Custos de Estoque

Foto Redução de Custos de Estoque

A primeira coisa a se fazer é levantar todos os dados para facilitar a pesquisa de todas as despesas. Se mantenha sempre atualizado sobre os níveis de estoque, com isso, você tem mais controle sobre excessos de produtos e pedidos futuros.

Se possível, tenha um bom sistema integrado de gestão (ERP) para ter um controle total do estoque, assim, facilita as decisões estratégicas do negócio. Junto a esse sistema, faça inventários regulares, acompanhando as movimentações de vendas e estoque em tempo real.

Para que os custos de estoque sejam equilibrados, também é preciso otimizar os sistemas de armazenagem. Para isso, conte com a Longa Industrial, temos mais de 50 anos de experiência, fale agora mesmo com um de nossos consultores!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This

Contato Via WhatsApp

Todas as Regiões / Interior (15) 99860-6669