Sistema Cantilever: o que é e seus benefícios para armazenagem!

por | 14 jan, 2022 | 0 Comentários

O sistema Cantilever é um modelo de estrutura de armazenagem comum e frequentemente implantado para auxiliar na gestão de armazenagem das empresas. Mesmo assim, quando o assunto é a escolha do sistema ideal, muitos gestores têm dúvidas sobre quais os tipos de equipamentos mais indicados para atender as demandas e particularidades do seu negócio e como se dá seu processo de instalação.

Neste post, vamos explorar um pouco mais sobre como funciona o sistema Cantilever, suas funções, vantagens, formatos e de que maneira ele pode ser aplicado na sua corporação. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o sistema Cantilever?

Essencialmente, o sistema Cantilever é conhecido por ser uma ótima solução de armazenamento para itens mais compridos como tábuas, tubos de pvc e barras de ferro, entre muitos outros.

É formado por estantes bastante robustas, resistentes e com uma estrutura simples, sendo muito eficazes em diversas empresas e indústrias, pois é capaz de suportar cargas de grandes dimensões e peso elevado.

Também conhecido como estruturas em consola, o sistema é composto por colunas e uma série de grandes eixos — ou braços, que substituem as prateleiras — nos quais os materiais são apoiados e armazenados.

Por ser flexível e descomplicado, o sistema pode ser operado facilmente, sem a necessidade de algum tipo de empilhadeira especial. As conexões são feitas com encaixe, parafusos e buchas metálicas, logo, não é necessário soldar nenhuma parte do equipamento. Assim, basicamente, o sistema é constituído por:

  • bases: fixada na parte inferior da coluna, garante a estabilidade da estrutura e atua também como distribuidor do peso das cargas, diminuindo a pressão do peso do material e auxiliando na prevenção de danos ou desníveis ao piso e demais componentes do sistema. Podem ser simples — permitem acesso por apenas um lado — ou dupla — acesso ao material por ambos os lados;
  • consolas: ficam presas na base e conferem sustentação e estabilidade para toda estrutura, além de servirem como apoio para os braços. Também são chamadas de coluna central;
  • vigas: comumente chamadas de braços, são componentes de aço acopladas às consolas e usadas para o armazenamento dos materiais. Podem ser reguladas verticalmente para atender as necessidades de cada empresa, de acordo com as especificações da estrutura;
  • detentor / limitador: é uma peça opcional que, quando conectada aos braços na parte frontal, evita que os produtos deslizem e caiam.

Vale ressaltar também que o Cantilever é de natureza autoportante, isto é, ele não precisa necessariamente estar apoiado em pilares ou nas paredes.

Quando uma empresa precisa utilizar o sistema Cantilever?

O sistema Cantilever é conhecido no mercado por ser sólido, firme e adaptável para diversas demandas de armazenamento. Contudo, em linhas gerais, é recomendado investir nessa solução quando existe a necessidade de estocar produtos com formato irregular ou grande comprimento, como é o caso de:

  • chapas metálicas;
  • vigas;
  • tubos de aço ou PVC;
  • barras de ferro;
  • placas de madeira;
  • bobinas pesadas;
  • entre outros materiais.

Indústrias que precisam guardar sobras de matéria-prima em grande escala também se beneficiam com a adoção dessa estrutura.

No mercado, é possível encontrar Cantilevers para cargas ligeiras para produtos com peso baixo e que podem ser paletizados. Já os modelos para as remessas médias e pesadas são pensados para comportar itens longos, encorpados e não paletizáveis.

A indicação é que sejam acomodados produtos na longitudinal. Nesse caso, a movimentação dos artigos é feita com o auxílio de equipamentos mecânicos, como empilhadeiras.

Em suma, o sistema Cantilever é a escolha certa para empresas que necessitam de uma estrutura de armazenagem praticamente ilimitada em relação ao comprimento das cargas — restringindo-se apenas ao tamanho do galpão — e de altíssima resistência.

Quais são os principais benefícios da utilização do sistema Cantilever para a armazenagem?

Quando a empresa investe em um projeto correto para instalar o Cantilever, ela percebe uma série de benefícios, uma vez que esse sistema é extremamente útil e versátil. As principais vantagens dessa estrutura estão listadas logo abaixo.

Adaptabilidade

Conforme mencionamos, o sistema Cantilever é construído com elementos simples e pode ser ajustado de acordo com o layout do armazém. No caso de mudanças, ele pode ser ampliado ou reduzido de forma simples, moldando-se para atender as necessidades da empresa, as dimensões e volume dos materiais.

No entanto, as mudanças na estrutura só devem ser feitas com a avaliação de um engenheiro responsável e sempre respeitando os limites de peso das cargas, de acordo com o projeto original.

Otimização do espaço

Estantes Cantilever propiciam o aproveitamento máximo do espaço disponível, tanto na horizontal como na vertical. Se o ambiente permitir, ele pode ganhar um comprimento indeterminado, para objetos com muitas variações de comprimento.

Ademais, uma característica que esse sistema apresenta é a possibilidade de viabilizar o acesso monofrontal (como se fosse uma estante comum, com braços de um lado) ou bifrontal (das consolas partem braços tanto para esquerda como para direita) — que otimiza ainda mais a área de armazenagem.

Produtividade operacional

movimentação de objetos irregulares, pesados e consistentes é sempre um desafio. Contudo, o Cantilever contribui para que essa atividade aconteça de forma rápida e segura, já que o acesso aos materiais é simplificado.

Além disso, diferentemente dos porta-pallets, o Cantilever não tem colunas em primeiro plano, o que facilita ainda mais o transporte e alcance dos materiais.

Como aplicar o sistema Cantilever na empresa?

Para implantar o sistema Cantilever em uma empresa, os gestores precisam observar aspectos como:

  • as condições do piso e o nivelamento para a instalação das bases;
  • área livre disponível para movimentação de carga;
  • giro dos produtos e fluxo de transporte no galpão;
  • tamanho e peso dos materiais que serão armazenados.

A estrutura Cantilever é firme, segura e altamente durável. Todavia, para o sucesso, a melhor forma de aplicá-lo em seu negócio é com a ajuda de um especialista, que vai fazer uma análise do espaço e da natureza dos materiais.

Em seguida, ele desenvolverá um projeto sob medida para atender suas exigências, com base em estudos e cálculos de engenharia. Isso garante que as estantes sejam planejadas minuciosamente para evitar qualquer problema no futuro.

O sistema Cantilever foi desenvolvido para suprir especialmente a demanda de empresas que precisam armazenar cargas com comprimento, largura, peso e volume variados com segurança e eficácia. Sua solidez e flexibilidade fazem dele uma excelente escolha para otimizar o fluxo no centro de distribuição e a gestão de estoque nas indústrias.

Agora que você entende como funciona o sistema Cantilever e seus benefícios, entre em contato conosco e fale com nossos especialistas em estruturas de armazenagem!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This